terça-feira, 12 de janeiro de 2010

 

Tempos Quentes

O calor no Rio de Janeiro neste momento merece comentários. Os pacientes mais idosos apresentam dificuldade de regular sua temperatura interna e ao mesmo tempo diminuem a sensibilidade a sede. Desidratam e não percebem a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos, necessitam de parâmetros externos para verificar seu grau de hidratação.
Uma boa dica para aqueles que tem função renal perfeita é observar não só o volume de urina eliminado como a concentração da urina. Se ela estiver "carregada" é sinal de que devem aumentar o volume ingerido. Caso permaneçam sem urinar por mais de 3h, também. Se por outro lado estiver clara, não exagerar. O volume deve ser individualizado! Já ví casos de pacientes que chegaram a beber até 8 litros em 2 ou 3 horas que apresentaram convulsões pela hiperhidratação!
O próprio calor mesmo com boa hidratação necessita ser atenuado. Os aparelhos de refrigeração não são tão perigosos como costuma-se temer. Hoje é possível em alguns aparelhos estabelecer uma temperatura ótima que não seja frio demais. Em torno de 24° Centígrados. Os idosos sentem mais frio e não vale a pena trocar o calor extremo por frio exagerado. O perigo para alérgicos é não fazer a manutenção adequada dos filtros de poeira.
Fiz alguns atendimentos recentes de pacientes com quadros de Gastro-enterite (diarréia e vômitos) que chegaram a apresentar lipotímia (desmaio) devido a queda da pressão e desidratação.
Acredito que vamos viver um período de surto de infecções intestinais embora até o momento a secretaria de saúde não ter se pronunciado. Aguardemos...
Devemos lembrar também que a hidratação só com água não é sufuciente. Perdemos também sais como Potássio, Sódio e Magnésio que precisam ser repostos com bebidas isotônicas, suco de frutas ou água de coco de acordo com a preferência de cada um.
Acho que precisamos mesmo nos preocupar com o aquecimento Global.

Marcadores:


Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]